Conheça os tipos de tosa que a Pet´Stop oferece para você!

Olá seja bem vindo ao nosso site! Nosso objetivo aqui é lhe deixar cada vez mais informado sobre o mundo Pet! Neste conteúdo vamos falar sobre os diversos tipos de tosa e como cada uma delas é feita. Aproveite!

Antes de explicarmos os tipos de tosa vamos falar sobre como elas podem ser feitas, quais os equipamentos podem ser utilizados. São eles: máquina tosadora e tesoura.

Tosa na maquina - são tosas efetuadas com máquina de tosa e lâminas especialmente desenvolvidas para o corte de pelos, os pelos são cortados em vários níveis conforme a medida da lâmina que é usada, a máquina é passada sempre na direção de crescimento dos pelos. Além das lâminas também podem ser utilizados adaptadores para se obter o corte desejado:

Lâmina N. 04 = Altura do corte aproximado = 9,5mm

Lâmina N. 10 = Altura de corte aproximado = 1mm

Lâmina N. 15 = Altura do corte aproximado = 1,2mm

Lâmina N. 30 = Altura do corte aproximado = 0,5mm

Lâmina N. 40 = Altura do corte aproximado = 0,25mm

Tosa na tesoura – alguns animais podem desenvolver alergia pela maquina de tosar, assim a tesoura é uma saída. Mas muitos tutores preferem a tosa feita apenas com a tesoura, nesse caso procure por um profissional experiente, esse processo é bem mais detalhado e requer muita pratica.

Agora os tipos de Tosa

Tosa Higiênica - A tosa higiênica, como o próprio nome diz, é uma tosa para manter o cachorro limpo, deve ser feita a cada 15 dias ou ao menos uma vez por mês, essa tosa consiste na retirada de pelos em regiões íntimas do cachorro por onde ficam acumulados resíduos de urina e fezes, como na região do ânus, genitais, debaixo do rabo, na barriga e entre os coxins (almofadas das patinhas). Na barriga da fêmea costuma ser  tosado da vulva até a altura da 3ª teta e no macho alguns dedos acima do pênis.

Os cães transpiram pelas patinhas, então a retirada dos pelos entre as almofadinhas é muito importante. Dessa maneira fica mais fácil a transpiração e evita que o cachorro leve escorregões e acumule sujeira que pode criar fungos e bactérias.

Tosa Bebe - A tosa bebê levou este nome porque deixa o cão com a pelagem do tamanho que tinha quando era bebê, muito usada em cães com pelagem longa, como Lhasa Apso, Poodle, Shih-tzu, Maltês e Yorkshire. O comprimento dos pelos fica em torno de 2 dedos, é uma ótima opção para evitar que o pelo fique embolado.

Tosa Leão - Na tosa leão remove os pelos da face, barriga, cauda e parte superior  das pernas. Nos poodles deixa os pompons no tornozelo, ponta da cauda e quadris. Leva este nome porque mantém o pelo da cabeça alto e o corpo bem baixinho, sempre com o detalhe do rabo.  Pode ser usada em Chow Chow, Spitz e Poodle.

Tosa carneirinho - A tosa carneirinho serve para deixar todo o pelo curto, dois ou três dedos, raspar as patas, a face e deixar topetes na cauda e na cabeça  a diferença dela para a leão é que o comprimento de todo o corpo é o mesmo, as pernas podem ter um comprimento maior que o resto do corpo.

Tosa Schnauzer - Consiste na retirada dos pelos do rosto e das pernas, tosa-se em cima do corpo deixando uma saia embaixo, bigodes e sobrancelhas altos, apesar de comum, é muito difícil de fazer, pois requer habilidade do tosador.

Tosa do West O hand-stripping é a tosa oficial da raça, que arranca o pelo pela raiz para deixar o pelo duro, aramado e opaco, mas também é aceita a tosa na máquina. O corte do pelo do corpo pode ser bem rente ou com alguns centímetros de comprimento e os pelos do rosto são mantidos.

 Tosa Verão - A tosa verão é a tosa total, feita com máquina de tosa em todo o corpo, usada em épocas de calor intenso ou em caso de dermatites, feridas, etc.